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sábado, 1 de outubro de 2011

A Matemática das Bolas

Ei, você que adora jogar futebol, tênis, basquete ou qualquer outro esporte que use a bola já parou pra imaginar a matemática que tem nela? Pois é?! Um grupo de alunos da Rede Pública de Ensino (foto ao lado) que participaram do curso “Para que Servem os Números” realizado no mês de julho de 2011 no campus da UFRPE e orientados pela tutora Camila tiveram essa curiosidade. Tudo começou com uma pequena conversa sobre a quantidade de pentágonos e hexágonos que existem numa bola de futebol, a partir daí os alunos demonstraram curiosidade sobre o volume de cada bola e a área da superfície delas. De forma divertida e dinâmica os alunos estudaram a área externa das bolas de basquete, tênis, futebol e agora sabem calcular de qualquer outra esfera. Os volumes das esferas a caráter de curiosidade também foram estudados e discutidos. Utilizando a metodologia científica os alunos descobriram que cada aresta dos pentágonos e hexágonos da bola de futebol mediam quatro centímetros e que uma bola deveria possuir doze pentágonos e vinte hexágonos, sendo assim calcularam a área de um dos pentágono que neste caso é aproximadamente 27,7cm² e multiplicaram por 12, da mesma forma, encontraram a área do hexágono que é aproximadamente 40,8 cm² e multiplicaram por 20, assim chegaram a dois resultados equivalentes, um feito através da área externa e outro através da área total dos polígonos. Os “jovens cientistas” observaram que para cada bola a área desses polígonos deveriam ser diferentes, mas a quantidade deles não podia variar, pois não conseguiriam fechar a circunferência, sendo assim eles compararam a área externa de cada bola sugerida por eles e fizeram as relações equivalentes para que com esta mesma quantidade de pentágonos e hexágonos pudessem construir bolas de basquete, tênis, vôlei e outras mais. Quer sabe como procedeu essa relação? Pergunte a um dos nossos jovens talentos que participaram do curso, ou participe do próximo!

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