Tecnologia do Blogger.

Redes Sociais

Nosso Curso


  • O Programa
O programa Jovens Talentos da Rede Pública, criado por Leopoldo de Meis - professor emérito do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM) da UFRJ,  que visa despertar a busca pelo conhecimento científico que tem incentivado alunos da rede pública de ensino a não apenas estudar, mas também a serem “pequenos cientistas”. Em Pernambuco, o projeto está vinculado às universidades Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Federal de Pernambuco (UFPE) em parceria com o Espaço Ciência e apoio financeiro da CAPES e FINEP.

  • Método
O público deste curso são professores da rede pública de ensino e alunos indicados por eles. 
No primeiro dia de curso os professores e alunos serão convidados a formular questões sobre o tema do curso escolhido, posteriormente serão elaboradas hipóteses, realizados experimentos, será realizada uma discussão sobre os resultados obtidos, e por fim, a construção coletiva de um modelo é alcançada. Durante toda semana todos participarão de palestras, mini-cursos e visitas aos laboratórios e/ou aulas de campo. No final  do curso, todos os participantes elaborarão suas apresentações, de aulas, em forma lúdica, artística ou em qualquer formato, podendo ser teatro, música, teatro de fantoches, poesias, cordéis ou qualquer outra atividade inovadora e criativa. Professores e alunos ao término das atividades serão convidados a trabalhar nos Departamentos da Universidades envolvidas. Paralelamente às atividades escolares, serão propostos projetos de pesquisa em ciência básica, em educação e/ou em sociologia das ciências para os professores. Os estudantes que se destacarem nos Cursos de Férias serão também convidados para vivenciar atividades de pesquisa na universidade sob a orientação dos tutores e/ou coordenadores envolvidos.

  • Para vocês
Neste blog vamos relatar as atividades desenvolvidas por todos os grupos formados nas edições  do Curso de Férias: “Para que servem os números?”, coordenado pelo Prof. Leon Denis – DM\UFRPE, que aconteceu durante uma semana, no mês de julho deste ano, no Departamento de Educação da UFRPE.